ECOLOGIA
É NOSSO OBJETIVO:
Cultivar nos Jovens, mulheres, homens, crianças e nas suas comunidades fundamentos enraizados na consciência ambiental e saber da vivência cultural dos ideais dos anciões e povos rurais e tribais (ameríndios, aborígines australianos, tribos africanas, beduínos do deserto etc...) e sua harmonia comunitária com a natureza, onde serão conduzidos as práticas voltadas a: um sistema de planejamento de ambientes humanos sustentáveis de cultura permanente e regenerativa, denominado como permacultura; construções habitacionais, abrigos e comunitárias onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação, nas variadas técnicas de bioconstrução; sistemas regenerativos e sustentáveis de agricultura que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos e prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente, como agricultura orgânica, policultural e regenerativa aplicando um conjunto de técnicas para estimular a decomposição de materiais orgânicos e fertilizantes orgânicos, em compostagem; alimentação natural, vegetariana e vegana rica em alimentos orgânicos não processados e sem aditivos químicos; mobilizações populares que lutam em nome do meio ambiente; práticas de medicina natural, alternativa e ecológica que visam atingir os efeitos curativos da medicina, através dos vegetais e processos bioenergéticos; transformação do resíduo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, nas inúmeras técnicas de reciclagem e coleta seletiva de resíduos sólidos; conservação, proteção, conhecimento e estudos das populações nativas mundiais; práticas bioenergéticas, terapêuticas, religiosas, espirituais e filosóficas, envolvendo cura, transe, transmutação e contato com a Natureza; atividades etnoturísticas e ecoturísticas que utilizam, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca formar uma consciência ambiental; trabalhos manuais, utilizando-se de matéria-prima natural e produção de uma artesã, ou artesão nativo-tribal-ancestral, nas inúmeras ecoartes e artesanatos naturais de utensílios e vestuários e manufaturas ancestrais; incentivar eco-modelos de assentamentos humanos sustentáveis e eco-comunidades urbanas e rurais, ecovilas e ecosítios; energias eletromecânicas, fotovoltaicas e/ou eólicas obtidas através de fontes renováveis e geradas sem grandes impactos ao meio ambiente, como energias ecorenováveis, biocombustíveis e soluções de inventos tecnológicos sustentáveis; saúde dos oceanos, rios, lagoas, leitos, manguezais, praias e nascentes, bem como dos seus seres aquáticos e que dependem de água; Proteger os habitares, comportamentos e variabilidades entre os seres vivos de todas as origens vegetais, aéreas e terrestres; regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento, atuando no reflorestamento regenerativo e proteção dos biomas respondendo as crises do aumento e aceleração das mudanças climáticas pelos impactos humanos causados ao meio-ambiente.
Pesquisar, redescobrir, proteger, manter e valorizar ambientes e sítios naturais sagrados onde os participantes possam assim, cultivar conexões com a Terra e sua natureza elemental, ter a experiência com rituais sagrados e desenvolver a espiritualidade ecológica em defesa dos direitos da natureza, entre outros. Construindo ECO-valores, e, agregando o bem-estar e a maravilha de se tornar UM com cada indivíduo na construção de soluções ecológicas, sustentáveis, regenerativas e permanentes.
Priorizar em todas as nossas ações, conduta e espaços eco-práticas, como: Educação e Cultura Regenerativa, construção natural com técnicas tradicionais, alternativas e inovadoras em bambu, terra, materiais reciclados e outros elementos locais de origem orgânica de baixo impacto, custo e energia. Com capacitação em noções gerais sobre habitação, desenho e arquitetura levando em conta os princípios da física aplicáveis ao clima, paisagem local e região; técnicas em horta orgânica, agrofloresta, compostagem, agropecuária policultural sustentável e biodinâmicas embasadas nas tradições ancestrais de plantação e cultivo pré-industrializados, sem o uso de agrotóxicos e com conhecimentos sobre as energias sutis da Terra, como: linhas e campos energéticos, fases da lua, posição solar, ventos, marés, astros, cosmologia e a interconexão de todos estes.
Promover a Educação para Vida, ecoalfabetizando e educando para adquirir um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento regenerativo do SER em ESTAR comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos humanos ambientais, na busca de melhorar a produção, distribuição e aquisição de produtos, bens e serviços, incentivando as práticas colaborativas para um consumo consciente, responsável, regenerativo e sustentável.
Incentivar e apoiar iniciativas e projetos que possuam enquanto objetivos e práticas um programa de armazenagem para bancos de sementes, consumo consciente sustentável, mercado justo e orgânico, sistemas econômicos alternativos (moedas e bancos locais/populares) a criptomoedas e Token não fungível, (entre outras alternativas de Sustentabilidade Natural, Orgânica, Real e Solidária...), nutrição, cozinha cultural, saúde, medicina natural, história e sabedoria tradicional e ancestral, bibliotecas literárias, atividades educacionais, culturais e ambientais itinerantes, laboratórios para experimentos de soluções regenerativas permanentes e sustentáveis: alfabetização didática, ecológica, regenerativa e digital, planejamento e educação familiar, educação alternativa e holística, entre outros.
Criar espaços, dinâmicas e alternativas educativas regenerativas para o desenvolvimento do despertar da Consciência Ecológica aliada a Espiritualidade e a Arte como acontecimento mais libertário na vida de cada ser-humano pós indústria e tecnologia. Sendo de fundamental importância a ser explorado ainda nos estágios do seu crescimento, nas primeiras fases da infância promovendo a ludicidade no combate da escravidão e trabalho infanto-juvenil.
Priorizar a consciência e educação da água como recurso essencial para vida, enquanto ao tratamento e saneamento, preservação, consumo responsável e sustentável com técnicas práticas e alternativas, como: sistema de captação e armazenamento de água pluvial, prevenção e recuperação de erosões, técnicas de filtragem, reutilização e reciclagem de água cinza, banheiros secos e ecológicos, uso de cobertura verde para otimizar a retenção da água no solo, técnicas de gotejamento, micro aspersão e barragens e sistema de gravidade, conhecimento do ciclo da água e sua relação com a atmosfera, nuvens, montanhas, paramos, nascentes, rios, florestas, mangues, mares e seres vivos.