Portfólio
Amostras dos nossos Projetos, Ações e Tarefas realizadas no âmbito Social, Educacional, Cultural-Artístico,Ecológico e Sustentável ao longo de nossa existência:
A ORGTASK foi procurada pela ONG alemã: Insel der Kinder, para estender o Programa Cápsulas de Sementes, numa parceria, gerindo cursos e vivências práticas na área da Ecoalfabetização e Sustentabilidade Orgânica na Comunidade de Amoreiras, no Município de Itaparica, Ilha de Itaparica, no Estado da Bahia. A ORGTASK ofereceu as crianças e pré-adolescentes Palestras, Aulas Práticas e Teóricas Ecológicas sobre Consumo Sustentável, dando ênfase aos temas voltados a: Moderna Cidadania, Água, Alimentos, Biodiversidade, Transportes e o Meio-Ambiente, Energias, Lixo, Publicidade, Banheiros Ecológicos, Banco de Sementes, Agricultura Orgânica, reciclagem e as variadas técnicas de Compostagem (Líquidocomposto, Vermicomposto, adubo).
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Ecoalfabetização:
Mini-agrofloresta e preparo do solo para Horta Orgânica
Ecoalfabetização:
Conscientização Ambiental na confecção de Placas Ecológicas
Ecoalfabetização:
Escola Sustentável
A ORGTASK geriu junto a Havat Shorashim em Israel um minucioso projeto de estudo e pesquisa da Agricultura Orgânica Policultural Sustentável. Usando racionalmente a água por irrigação de gotejamento e/ou demais técnicas econômicas de água contextualizadas na realidade local de topografia, clima, variação climática e hábitos culturais da população israelenses judias e árabes unidas a técnicas brasileiras e sul-americanas. Manejando a vegetação nativa, como cobertura morta, rotação de culturas e cultivos protegidos para controle da luminosidade, temperatura, umidade, pluviosidade e intempéries. Além do manejo com técnicas de minhocultura, geradora de húmus com diferentes graus de fertilidade; manejo mínimo e adequado do solo com plantio direto, curvas de níveis e outras para assegurar sua estrutura, fertilidade e porosidade.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Agricultura Orgânica Policultural Sustentável
A ORGTASK foi procurada pela Associação Sol Nascente, para estender o Programa Cápsulas de Sementes na criação da Escola Sustentável, em projetos de Ecoalfabetização e Sustentabilidade Orgânica para a Comunidade de Conceição, no Município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, no Estado da Bahia. Tendo palestras, aulas práticas e teóricas ecológicas sobre Consumo Sustentável, dando ênfase aos temas voltados a: Moderna Cidadania, Água, Alimentos, Biodiversidade, Transportes e o Meio-Ambiente, Energias, Lixo, Causas e Efeitos da Publicidade e Consumo, Banheiros Ecológicos, Banco de Sementes, Agricultura Orgânica, reciclagem e as variadas técnicas de Compostagem (Líquidocomposto, Vermicomposto, adubo). Cursos gratuitos para toda comunidade, em que teve a participação de pessoas de todas as idades.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Agricultura Orgânica:
Escola Sustentável
A ORGTASK foi procurada pelo Programa del Muchacho Trabajador do Banco Central del Ecuador para realizar na cidade de Quito um projeto, com duração de um ano, com Capoeira Angola, parceria com a Trust For The Americas & Microsoft no Programa POETA - Programa de Oportunidades Para el Empleo Através de la Tecnología en las Américas. No início de 2005, a Fundação Trust for the Americas lançou seu programa hemisférico de treinamento e capacitação em tecnologia em parceria com a Microsoft por meio de sua iniciativa Unlimited Potential. O POETA foi implementado em mais de 10 países e contou com mais de 15 centros de treinamento que oferecem instrução a populações marginalizadas e pessoas com deficiências no uso de softwares como Excel, Word, Power Point e preparação para o mundo do trabalho. Nos centros POETA, também é prestada assistência às microempresas no desenvolvimento de seus negócios e no uso de tecnologias de comunicação e informação. A Fundação Trust for the Americas acredita que essa aliança com a Microsoft terá um impacto de longo prazo para o benefício das comunidades que possuem centros POETA e esperava que até 2010 haja pelo menos um centro POETA em cada país do hemisfério. Já o Programa del Muchacho Trabajador -PMT teve início no ano de 1983, no interior do Banco Central del Ecuador, na procura de um vínculo entre a política econômica e a política social do Estado ecuatoriano.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Capoeira Angola: Aulas
Capoeira Angola: Rodas
A ORGTASK junto ao curso de bioarquitetura da Universidade Federal da Bahia – UFBA (campus Ondina) e Engineers Without Borders - USA realizou o Primeiro Curso Completo de Bioconstrução em Bambu em Salvador, ministrado pelo mestre construtor e design em Bambu, o costa-riquenho, Martin Coto. Esse curso foi oferecido a alunos de arquitetura e design da UFBA e diversas universidades dos Estados Unidos, além de distribuirmos vagas gratuitas para jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, local onde o curso foi realizado. Tendo duração de três meses em que foram aplicados conhecimentos de plantio, colheita, manuseio, tratamento e técnicas de construção e design com Bambu e suas familiais de altas gramíneas.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Colheita de Bambu no Campus Ondina
UFBA
Curso de Bioconstrução de Abrigos
com Técnicas de Bambu
A ORGTASK assumiu a Coordenação Executiva de dois programas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) no início do milênio, a Seguir:
PROGRAMA ABRINDO ESPAÇOS: Em 2000, no marco do Ano Internacional para uma Cultura de Paz, a Representação da UNESCO no Brasil lançou o Programa Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz, uma iniciativa que abre escolas públicas nos fins de semana para oferecer aos jovens e sua comunidade atividades de esporte, arte, cultura, lazer e formação inicial para o trabalho. O Programa Abrindo Espaços baseia-se na cultura de paz e não-violência e na promoção da cidadania de adolescentes, jovens e da comunidade escolar. Trata-se de uma iniciativa que reúne várias áreas do mandato da UNESCO – é uma ação de inclusão social que incentiva a melhoria da qualidade da escola, a participação cultural, a conscientização sobre a prevenção de DST e Aids e o cuidado com o meio ambiente.
OBS: Assumimos a Coordenação Executiva desse Programa na comunidade do Nordeste de Amaralina (Salvador-BA), durante os anos de 2000, 2001 e 2002, em que também Coordenamos o Projeto O Lixo Vale Ouro, do Programa de Capacitação Solidária, da Comunidade Solidária do Governo Federal de FHC, que também, aconteceu nesses respectivos anos. Ambos os projetos tiveram estadia no complexo escolar Beco da Cultura, na Escola Carlos Correia de Menezes Sant’ Anna II.
Abaixo vão duas imagens tiradas de algumas ações pelos fotógrafos da UNESCO na época.
Hip-Hop para Crianças
4 Elementos
Arte & Cultura nas Ruas
PROGRAMA ESCOLA ABERTA: O Programa Escola Aberta incentivava e apoiava a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.
OBS: Assumimos a Coordenação Executiva desse Programa e unimos a outro projeto com 20 Jovens estadunidenses do nosso Programa de Intercambio Cultural Putney, durante os anos de 2005 e 2006, em Oficinas abertas à toda comunidade de Alto de Coutos, Coutos, Paripe e Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador (Salvador-BA). No Programa Escola Aberta da UNESCO, com auspício do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Bahia, Ministério da Cultura e do Esporte do Brasil, Governo Federal.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Alfabetização Digital
Artesanato
Jiu-Jitsu
Violão
Hip-HOP Dj & Mc
Dança de Rua
Futebol de Quadra
Capoeira Angola - Aula
Capoeira Angola - Roda
Aulas de Inglês para Crianças
com Músicas de Bob Marley
Graffite para Crianças
Graffite para Jovens
e Palestra com a Pesquisadora de Hip-Hop pelo Mundo, a Novaiorquina: Rachel Levin
Permacultura
(composteiras, sementeiros, Jardins Comestiveis)
Construção Natural de Forno de Barro
Mosaico
Artes Circense
A ORGTASK foi procurada pelo Patronato San José no Ecuador, para ministrar classe de Capoeira Angola e cultura afro-brasileira em seu projeto Casa Metro Juventudes. A Unidade de Patronato Municipal de São José do Município de Quito é um órgão encarregado de executar programas sociais capazes de defender e restaurar os direitos das populações mais vulneráveis, tais como: crianças e adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência, que se encontram enfrentando o risco de sofrer problemas de: saúde, violência e pobreza. Mais de 40.000 usuários diretos que se beneficiam de programas que promovem inclusão, igualdade de gênero e solidariedade entre os cidadãos que moram nessa cidade.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Capoeira Angola
A ORGTASK foi procurada pelo Ministerio de Cultura y Patrimonio do Ecuador, para realizar o Projeto Capoeira Angola Itinerante, que reunia jovens equatorianos do Programa Casa Metropolitana de las Juventudes e do Programa del Muchacho Trabajador. Esse projeto destinou-se a promoção e divulgação da Capoeira Angola nas praças, parques e ruas do Ecuador. Fazendo com que a verdadeira informação de Capoeira Angola, seja acessível a todos e se manifeste na tradição como cultura popular mundial. Sendo de 15 em 15 dias realizadas palestras, workshops e rodas da Capoeira Angola abertas a todo público, sem discriminar idade, sexo, nacionalidade, status social, religião, política, classe ou etnia. O Projeto teve duração de um ano em que seu termino se deu com um grande festival de Capoeira Angola que também foi o primeiro desse país.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Capoeira Angola Itinerante
Centro de Quito
Capoeira Angola Itinerante
Guapalo
Capoeira Angola Itinerante
Cumbaya
Capoeira Angola Itinerante
Tumbaco
Capoeira Angola Itinerante
La Mariscal
Capoeira Angola Itinerante
La Floresta
Capoeira Angola Itinerante
La Carolina
Primeiro Festival de Capoeira Angola do Ecuador
Ibarra
A ORGTASK executou na Ilha de Itaparica, Município de Vera Cruz, dois projetos Pontinhos de Cultura em parceria ao Ministério de Cultura do Brasil. A ação Pontinhos de Cultura tem como objetivo premiar propostas sócio-cultural-artístico educacionais voltadas para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente para a construção de uma política nacional de transmissão e salvaguarda da Cultura da Infância e da Adolescência em ludicidades, ecologia, conhecimento e brincadeiras.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Limpeza das Praias
Brinquedoteca
Dinâmicas de Grupo
Jogos de Mesa
Confecção de Bonecos de Esponja
Dinâmicas Quatro Elementos
TERRA
Dinâmicas Quatro Elementos
FOGO
Dinâmicas Quatro Elementos
ÁGUA
Dinâmicas Quatro Elementos
AR
Escolinha de Surf
Brincadeiras de Rua
Brincadeiras de Praia
Volei
Brincadeiras de Praia
Futebol
Brincadeiras de Praia
Natação
Brincadeiras de Praia
Frescobol
Brincadeiras de Praia
Brincadeiras na Areia
Placas Ambientais Educativas
Arte em Papel Reciclado
Capoeira Angola
Apresentação na Comunidade
Arte Livre na Parede
Ludicidade no Parque
Dança e Percussão
Educação Musical
Com auspício do Provincie West-Vlaanderen na Bélgica, do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte do Brasil, do Programa Cultura Viva do Ministério de Cultura do Brasil e Programa Fome Zero do Governo Federal do Brasil, na gestão do Presidente LULA: A ORGTASK organizou, criou e densenvolveu na Escologia - Centro Cultura em Desenvolvimento Brasil-Bélgica, na Comunidade do Alto de São João no Parque Metropolitano de Pituaçu, um dos primeiros Ponto de Cultura de número 740/2004-SPPC MinC. A Escologia foi fundada em 1983, tendo entre os seus objetivos, pesquisar formas alternativas de organização como resposta aos processos decorrentes das transformações no mercado de trabalho e suas influencias no mundo em vias de globalização. Durante esse tempo de existência a Escologia mantém trabalhos de educação e sociabilização, fomentando e desenvolvendo cursos de educação ambiental, consciência de cidadania e atividades culturais. Implementando também a criação de um Centro Cultural no Parque de Pituaçú, onde desenvolve atividades de formação de agentes culturais, incentivando a preservação das manifestações da cultura tradicional brasileira, por intermédio de cursos e práticas nas áreas de teatro, teatro de marionetes, dança afro-brasileira, música e artesanato, além de incentivar também a prática de esportes como futebol, capoeira, boxe, vôlei, na perspectiva de lutar contra a migração dos jovens para as ruas e na luta contra as drogas e o narcotráfico - o pior inimigo dos jovens carentes neste momento da realidade brasileira.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Concertos: Domingo no Parque
Escolinha de Futebol
Escolinha de Samba
Dinâmicas e Atividades Lúdicas
A ORGTASK realizou junto ao Programa Internacional dos Estados Unidos (USA) de Intercambio, projetos sociais e culturais. Na proposta de unir jovens de populações carentes da Bahia com Jovens de famílias ricas norte-americanas. A proposta foi unir dois mundos e realidades na educação social e moral dos jovens ricos americanos, em frente as mazelas do terceiro mundo. Esses jovens americanos participaram de inúmeras atividades sociais, ecológicas e esportivas com jovens das populações carentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador e tiveram uma experiência cultural na confecção de Berimbau com o Mestre de Capoeira Angola Ivan, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Intercambio Cultural
Brasil - Estados Unidos (USA)
Intercambio Cultural
Oficina de Confecção de Berimbau
A ORGTASK realizou em Israel oficinas de Capoeira Angola na Adama Dance Company, Mitzpe Ramon - ADAMA Festival - Israel. Localizado no deserto do Negev em Israel a Compahia de Dança Adama, realiaza o seu festival anual, na pequena cidade de Mitzpe Ramon coração do deserto sul.
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Adama Dance Company Festival
Capoeira Angola
A ORGTASK organizou junto ao Coletivo Atitude Quilombola, ações militantes e ativistas com o Movimento Hip-Hop da Bahia, na defesa das causas e políticas pretas no tocante ao espaço negro nas universidades e demais camadas superiores da sociedade
Veja abaixo imagens de algumas das ações:
Marcha Ativista Hip-Hop
em defesa das Políticas Pretas
Subúrbio Ferroviário de Salvador
Encontro Ativista Hip-Hop
Fundação do Coletivo Hip-Hop
Atitude Quilombola
Políticas Pretas
Marcha Ativista Hip-Hop
em defesa das Políticas Pretas
Rio Vermelho
Palestras Ativistas Hip-Hop
nos Ambientes Universitarios
Hip-Hop na Praça
Encontros Semanais
Demais atuações extracurricular e esporádicas
· Programa de Capacitação Solidária - Governo Federal Do Brasil
Projeto: O Lixo Vale Ouro - Reciclar, Reusar, Repensar
· Programa Fome Zero - Governo Federal do Brasil
Agente Capacitador de Jovens Oficineiros
· Colégio Estadual Luiz Viana
II Feira do Conhecimento
· Escola Estadual 29 de Março - Santo Inácio
Palestra Sobre Hip-Hop com Graffiti e Intercambio Brasil-EUA
· Colégio Mendel
Trabalho: Jovens que ajudam jovens
· Colégio Módulo Criarte
Oficinas de Hip-Hop (Rap, Break, Graffiti)
· Campeonato Brasileiro de Skate
Apoio e co-patrocínio
· 1º Amostra de Criação de Moda com Reciclagem no Centro Histórico Pelourinho
Compondo